Cuidados com carro preto: veja quais devem ser adotados!

4 minutos para ler

Automóveis na cor preta são mesmo diferenciados: além de muito bonitos, têm um toque de estilo e personalidade, ao mesmo tempo que não fogem do clássico. A cor, inclusive, é capaz de destacar todo o design do veículo.

No entanto, existem alguns cuidados com o carro preto que precisam ser tomados, a fim de manter a aparência sempre bonita e conservar devidamente a pintura. Afinal, qualquer erro na limpeza pode causar manchas ou riscos.

Lembre-se, ainda, que preservar a pintura do carro não é apenas um cuidado para você. Na hora de revender, esse cuidado vai refletir diretamente no preço do veículo.

Por isso, veja agora algumas atitudes simples que podem manter o seu carro preto sempre bonito!

Aposte em lavagens de qualidade

A preservação da pintura depende de alguns fatores (como exposição ao sol e à chuva, contato com flores e fezes de animais etc.), mas, principalmente, de uma boa lavagem.

Lavar o carro com os produtos certos — e também da forma correta — evitará manchas provenientes de um trabalho mal feito e, até mesmo, de resíduos que não foram corretamente retirados.

Nos carros claros, os shampoos mais comuns (mais densos e que fazem muita espuma) não são muito danosos, mas podem ser fatais para os pretos, que precisam de muito enxágue.

Entre os produtos de limpeza, os ecológicos são os mais indicados, especialmente aqueles à base de insumos naturais e que não precisam de água. A pintura do seu carro preto e o meio ambiente agradecem!

Tenha cuidado com o polimento

Hábitos corriqueiros do dia a dia podem fazer estragos em um carro preto, como raspar na vegetação ou, até mesmo, usar anéis e pulseiras (que podem arranhar a região da maçaneta). Para evitar e disfarçar esses problemas, tenha a cera e o processo de polimento como seus aliados.

Geralmente, nos carros claros, a recomendação é usar a cera a cada 6 meses. Contudo, nos pretos, a aplicação pode ser feita a cada 3 meses. Isso porque a cera, além de resgatar o brilho e tirar pequenos riscos, protege a lataria contra os efeitos climáticas.

Em relação ao polimento, ele é capaz de suavizar os danos mais profundos na tinta. No entanto, para que o resultado seja satisfatório, é fundamental procurar por uma empresa especializada, com boas referências e expertise.

Fique atento à sua garagem

Se a sua garagem não é coberta, saiba que os efeitos do sol, em longo prazo, são nocivos aos carros de todas as cores, mas os pretos, certamente, vão ficar com a tinta mais queimada.

Entretanto, além do sol, existem outros perigos ocultos que podem afetar permanentemente a pintura do seu carro. Além das seivas das flores e das fezes dos pássaros — ambas bastante corrosivas —, um vazamento de água de um cano pode fazer um grande estrago!

Afinal, esse vazamento não vai gotejar apenas água: geralmente, resíduos de tinta e concreto estão misturados ali. Ao menor sinal de vazamento, solicite o conserto e não estacione o carro no local.

Esses são apenas alguns cuidados com o carro preto que, como você pôde conferir, são fáceis de serem adotados e farão uma enorme diferença na conservação do seu veículo. Tenha em mente que, quando falamos de carros, prevenir é sempre mais econômico do que remediar.

Este conteúdo foi útil para você? Para conferir mais artigos interessantes, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do mundo automobilístico!

Você também pode gostar

Deixe um comentário