Como fazer o descarte correto de pneus? Confira!

3 minutos para ler

Não é novidade para ninguém que os conceitos de sustentabilidade estão entre os mais importantes nos dias atuais. Esse cenário faz com que o descarte correto de pneus seja um cuidado essencial na hora de fazer sua substituição.

Quer saber como fazer isso de forma ecologicamente correta e sem agredir o meio ambiente? Confira as dicas que preparamos para você neste post!

Entenda a importância do descarte correto de pneus

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas quando descartados de forma incorreta. Afinal, estima-se que eles possam levar até 600 anos para se decompor na natureza.

Durante esse período, causam a contaminação do solo e dos rios, devido à toxicidade de seus materiais. Além disso, eles podem servir como criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como o Aedes aegypti, trazendo à tona um grave problema de saúde pública.

Certamente, esses já são motivos suficientes para que o descarte seja feito em um local apropriado, onde os pneus possam ser reciclados ou receber o tratamento adequado para reduzir os impactos ambientais.

Saiba como esse descarte deve ser feito

Descartar corretamente os pneus desgastados é mais fácil do que você pode imaginar. Veja agora as alternativas para esse procedimento.

Devolva ao fabricante

Assim como você pode ir a um fabricante ou revendedor para comprar pneus para seu carro, também é possível procurar esses locais na hora de descartá-los. Em um verdadeiro processo de logística reversa, as empresas recebem esses pneus usados para reciclar o que for possível e eliminar os demais componentes.

Lembre-se apenas de conferir a marca dos seus pneus para descobrir exatamente aonde levá-los para o descarte.

Deixe na borracharia

Quando fazemos a troca dos pneus em uma borracharia, é comum que o estabelecimento ofereça a possibilidade de deixarmos os antigos por lá mesmo. Essa é, sem dúvidas, a opção mais prática para fazer o descarte de forma responsável.

Esses locais se encarregam de destinar corretamente os componentes fora de circulação, livrando o motorista dessa responsabilidade. Essa também costuma ser uma boa opção para as empresas, que podem conseguir melhores condições de negociação com os fabricantes ao retornar uma grande quantidade de pneus usados.

Leve até um ponto de coleta

Praticamente todas as cidades contam com pontos de coleta de materiais recicláveis, comumente chamados de ecopontos. Nesses locais, é possível fazer a destinação correta não apenas de pneus, mas de diversos tipos de materiais que não podem ser jogados no lixo comum, como eletrônicos, móveis e óleo de cozinha, por exemplo.

Se você ainda não sabe onde fica o ecoponto mais próximo da sua região, vale buscar por essa informação na prefeitura da sua cidade ou mesmo na internet.

Seguindo as dicas que passamos neste post, você garantirá o descarte correto dos pneus e cumprirá com o dever de seguir as boas práticas de preservação do meio ambiente, que é o mais importante.

Quer conferir mais dicas incríveis como essas sobre o universo automotivo? Então, assine a nossa newsletter e recebe nossos conteúdos em primeira mão diretamente no seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário