Guia de pneus: principais informações sobre o item

3 minutos para ler

Não importa quanta tecnologia esteja envolvida no desenvolvimento do projeto de um veículo nem a quantidade de equipamentos de segurança e de desempenho que ele possua, tudo sempre estará apoiado sobre os pneus. Por isso eles têm uma importância tão grande e sua escolha merece muita consideração.

Entender isso e saber identificar as características relevantes dessa peça é essencial para que você faça uma compra fundamentada em conhecimento e garanta o melhor em desempenho, durabilidade e segurança para o seu veículo. Então, continue a leitura do nosso guia de pneus e faça a escolha certa!

Componentes do pneu

Existem diversas divisões possíveis quando o assunto é a composição de um pneu. Podemos simplificar em três estruturas básicas: a banda de rodagem, que é onde estão localizados os sulcos e ranhuras que garantem a aderência e a tração; a lateral, que é responsável pela absorção dos impactos e deformações; e a parte interna, que possui elementos que garantem a estanqueidade e a resistência dos pneus.

Tipos de pneus

Os pneus convencionais são projetados para rodarem sobre pavimentos, como as estradas, por isso são chamados de on road. Para rodar fora da estrada, foram desenvolvidos pneus maiores e com sulcos e ranhuras mais profundos, chamados de off road. E para quem necessita de uma solução que consiga transitar entre as duas situações com desenvoltura, há os pneus de uso misto.

Códigos de tamanho

O primeiro número indicado na codificação de pneus diz respeito à largura da banda de rodagem, o segundo faz referência à proporção entre essa largura e a altura da lateral e o terceiro é a medida do diâmetro interno. Ou seja, um pneu 195/55R15 tem 195 milímetros de largura, com 55% desse tamanho na lateral, e um diâmetro interno de 15 polegadas.

Quando fazer a troca

Os pneus trazem uma inscrição que identifica o momento exato em que a troca deve ser realizada. Basta que você identifique um volume que fica dentro dos sulcos da banda de rodagem. Esse volume não pode tocar o solo, ou seja, antes que o pneu se desgaste a esse ponto, ele deve ser trocado. Além disso, vale analisar questões como validade e quilometragem.

Como escolher o pneu mais adequado

Existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de escolher um pneu. Por exemplo, é indicado que você sempre compre pneus que tenham as dimensões especificadas pela montadora do veículo (essa informação pode ser encontrada no manual de uso e manutenção).

Além disso, nunca prefira beleza à utilidade. Os pneus são uma peça fundamental para a segurança, o conforto e o desempenho do seu veículo, então faça uma escolha racional. Escolher bem garantirá que eles tenham uma vida útil maior e que o seu veículo consiga atingir todo o seu potencial.

Se você está precisando comprar pneus novos, opte por modelos com qualidade e de fornecedores confiáveis, que possuam uma boa relação entre custo e benefício. Esperamos que o nosso guia de pneus tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre essa peça tão importante!

Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter e receba em primeira mão as melhores dicas sobre o universo automotivo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário