Passo a passo: aprenda agora como limpar banco de couro de carro

4 minutos para ler

Ter o estofado do carro em couro é um dos sonhos de muitos motoristas, não é verdade? O couro é um material que transmite a sensação de luxo, além de ser mais fácil de limpar, se comparado a outros tipos de estofamentos.

Para realizar a manutenção do couro é preciso seguir um ritual: limpeza e hidratação são essenciais para garantir a durabilidade desse material. A frequência disso vai depender de alguns fatores como a exposição ao ar-condicionado, ao calor e ao sol em excesso.

Nessas situações o ideal é realizar o procedimento a cada quinze dias ou, pelo ao menos, uma vez ao mês.

Se você quer saber mais sobre como limpar banco de couro de carro, continue a leitura deste artigo e confira o passo a passo que fizemos especialmente para você!

Retire as sujeiras e resíduos

O primeiro passo para qualquer limpeza de estofado é realizar a sua limpeza superficial, ou seja, retirar as sujeiras e resíduos. Para isso, você pode usar uma flanela de microfibra.

Nesse momento, você deve deixá-la úmida com um pouco de água morna para facilitar a remoção dessas impurezas e, assim, preparar o couro para a limpeza mais profunda.

Passe uma esponja com detergente específico

Feita a remoção da sujeira superficial, agora você vai precisar de uma esponja limpa, um detergente neutro — pode ser aquele líquido que se costuma ter na cozinha —, um balde ou outro recipiente com água morna. Despeje um pouco de detergente na água morna e misture bem até formar bastante espuma.

Agora, com o auxílio da esponja, retire um pouco da espuma do balde e a aplique no couro. Com movimentos circulares, use a esponja para retirar toda a sujeira mais profunda e impregnada que está sobre o couro. Faça isso com delicadeza para não danificar o seu estofado.

Faça a secagem correta

Com a limpeza do estofado feita adequadamente, agora, você precisa realizar a secagem correta. É muito importante atentar a esse processo, porque é um dos essenciais para garantir que o banco de couro do seu carro tenha um aspecto saudável e a sua durabilidade aumente. Dessa forma, utilize uma outra flanela de microfibra para realizar a secagem do estofado.

Cuidado para não deixar o banco muito tempo úmido: umidade e couro não combinam! Por isso, seque o estofado de forma rápida. Depois, o seu banco está limpo e pronto para a última etapa do processo de cuidados com o couro.

Hidrate o estofamento

Banco de couros limpos, sem odores ou manchas; acabamos por aqui? Não! Agora, é hora da última etapa do cuidado com o seu banco de couro: a hidratação.

Para tanto, você precisa de um hidratante próprio para couro. Nunca use produtos similares, como o hidratante corporal, já que, além de transparecer um aspecto oleoso, eles podem danificar o couro.

Assim, aplique o hidratante de couro com o auxílio de uma flanela. A hidratação é essencial, pois, é ela que confere brilho e maior durabilidade ao material. Você já viu jaquetas de couros com aspecto craquelado? Então, isso é resultado do material exposto à condições adversas, como excesso de calor ou sol, sem ter sido hidratado.

Agora que você sabe como limpar banco de couro de carro, certamente o interior do seu veículo vai ficar ainda mais atrativo. E, se seu carro ainda não tem o estofado de couro, com as nossas dicas você está pronto para dar aquele toque novo no seu veículo, não é verdade?

Você gostou deste artigo? Compartilhe a sua opinião! Deixe o seu comentário e conte para gente a sua experiência com o banco de couro!

Você também pode gostar

Deixe um comentário