Mundo off road: confira um guia completo sobre esse universo

12 minutos para ler

Quem gosta de dirigir, de se aventurar, de aumentar a adrenalina e de viver bons momentos na natureza ao lado de amigos e familiares, precisa conhecer melhor o mundo off road. Quem vive nesse universo se conecta a ele de uma forma muito profunda e pode desenvolver muitas habilidades, além de outros diversos benefícios.

Nós preparamos este guia para ajudar você a compreender melhor o que é o off road, como começar a praticar, quais são os benefícios que ele oferece e os cuidados que você deve tomar. Se você se interessou, continue a leitura! Assim, você descobrirá tudo o que precisa para se decidir de vez e incluir essa prática na sua vida!

O que é off road

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1945, milhares de veículos que haviam sido desenvolvidos para transitar em condições extremas passaram a ser usados para o entretenimento. Assim, o off road, que pode ser traduzido como fora da estrada, passou a abranger uma série de práticas esportivas.

Os praticantes dessas atividades se dedicavam a ir de um determinado ponto a outro, escolhendo propositalmente os trajetos mais difíceis, buscando, assim, testar a capacidade de superação dos veículos e suas próprias habilidades de condução em condições adversas.

Um estilo de vida

Com o passar do tempo, o número de adeptos do off road ao redor do mundo cresceu exponencialmente e a direção fora da estrada passou a ser associada ao trabalho em equipe, à superação, às habilidades na direção, à contemplação das belezas naturais e ao desenvolvimento tecnológico.

Esse conjunto de coisas serve como fundamento para um estilo de vida, que une um grande número de pessoas e que inspira a criação de produtos em diversos segmentos da indústria. O mundo off road se tornou uma instituição global e uma referência cultural para pessoas de todos os tipos e lugares.

Como começar

Esse tipo de atividade pode ser praticado por qualquer pessoa, mas requer alguns conhecimentos e equipamentos básicos. Antes de levantar poeira ou escorregar na lama, você precisa fazer os preparativos e estudar alguns assuntos específicos.

O ideal é que nos primeiro trajetos você esteja acompanhado de alguém mais experiente e que você escolha locais que sejam mais próximos e que possibilitem um exercício moderado. Também é aconselhável que você estude por conta própria e treine algumas situações e movimentos antes da primeira trilha. Veja quais devem ser os primeiros passos a seguir.

Conhecer os principais modelos e especificações de carros

A prática do off road é sempre associada à dificuldade nos percursos, mas isso não significa que você precisa de um veículo com especificações extremas. Você pode se aventurar com qualquer modelo, basta que você respeite as limitações técnicas do carro que estiver dirigindo. Conheça o seu carro e outros modelos que você possa adquirir e saiba do que cada um é capaz e quais os principais dispositivos que eles oferecem como diferencial para vencer obstáculos.

Ficar por dentro dos roteiros mais indicados

Procure se informar sobre os locais e trajetos que são mais procurados na sua região, qual a distância até eles, o nível de dificuldade, os desafios que oferecem e a sua extensão. Comece pelo mais simples possível e não se aventure em obstáculos que seu veículo não possa vencer.

Montar uma equipe

Dois dos principais elementos do espírito off road são o trabalho em equipe e o convívio com os amigos e a família, vivendo experiências que sejam disruptivas e que incentivem a interação. Monte a sua equipe com pessoas próximas e com diferentes níveis de experiência.

Aprender a lidar com os desafios

Ter responsabilidade, agir racionalmente, se preparar e ser persistente são as principais atitudes que você precisará ter para conseguir completar o percurso que escolher. Tenha controle emocional e não se abale com pequenas falhas e fracassos.

Estudar as técnicas

Um bom piloto de off road não conta apenas com os seus instintos ou habilidades. Existem diversas técnicas que podem ser estudadas e aprendidas e que são capazes de melhorar exponencialmente a sua capacidade de direção em situações adversas. Estude bastante e treine com segurança.

Equipamentos essenciais

Além de entender a essência do mundo off road e seguir os passos que mencionamos, para começar a praticar você precisa se preparar adquirindo também alguns equipamentos. Você precisará avaliar quais deles são realmente necessários para o percurso que você vai enfrentar, levando em consideração as características do seu veículo.

Prancha de desatolamento

Principalmente em percursos que tenham muita lama ou areia, ou se o seu veículo não possuir tração 4×4, o risco de ficar atolado é muito grande quando você dirige fora da estrada. A prancha de desatolamento permite resolver esse problema com pouquíssimo esforço. É um equipamento simples e barato e que pode facilitar muito a sua vida.

Cinta de reboque

Em alguns casos, será impossível para o seu veículo vencer alguns obstáculos sozinho e ele precisará da ajuda de algum outro carro que tenha mais recursos. Em trilhas, é possível que o carro derrape ou aquaplane e caia em valas ou buracos. Nestas situações, você precisará ter uma cinta de reboque apropriada para evitar mais riscos e garantir que seu veículo consiga ser rebocado.

Bomba e kit de reparo de pneus

A maioria dos veículos específicos para a prática de off road é equipada com um tipo de pneu que é o oposto do pneu de alta performance, equipado nos veículos de velocidade. Os pneus off road são bastante resistentes e não furam ou rasgam com facilidade, além de oferecerem maior tracionamento em terrenos acidentados. Mas, dependendo das características e das dificuldades do percurso, a bomba e o kit de reparos podem poupar muitos incômodos.

Lanterna

Independentemente do horário que você escolha para fazer seus passeios, tenha sempre uma lanterna dentro do carro. Ela pode ser utilizada para diversos fins, desde sinalização até pequenos reparos no veículo em locais sem iluminação. Verifique as pilhas antes de sair e tenha mais de uma.

Caixa de ferramentas

Não que seja fácil realizar muitos reparos sem peças de reposição e em meio à lama e à poeira, mas coisas muito inusitadas podem acontecer quando você está dirigindo fora da estrada e levando seu veículo aos extremos. Então, certifique-se de ter consigo um bom kit de ferramentas para ajudar na conservação e manutenção do seu carro.

Luvas

As luvas são muito importantes para proteger suas mãos. Normalmente o sol incide diretamente sobre elas enquanto estão apoiadas no volante. Além disso, nas ações que você precisar fazer fora do carro elas serão muito úteis para evitar machucados e dar maior firmeza.

Benefícios que o off road traz para sua vida

Vivemos em uma época que as pessoas têm se dedicado muito ao trabalho, sobrando pouco tempo para atividades em grupo e convívio com as pessoas queridas. Optar por uma atividade como o off road pode ser uma oportunidade de viver experiências diferentes, que exercitam o corpo e a mente.

Desenvolver-se com uma atividade lúdica e esportiva fará com que você se torne uma pessoa melhor. Além disso, a convivência e o trabalho em equipe proporcionarão um aprendizado único. Vejamos alguns dos principais benefícios que esse estilo de vida pode proporcionar!

Contribui para o desenvolvimento de habilidades

Desafiar-se a aprender coisas novas é uma grande oportunidade para desenvolver habilidades que acabam sendo atrofiadas pelo nosso modo de vida. Colocar-se em situações que sejam opostas ao que vivemos em nosso cotidiano faz com que descubramos talentos novos e nos tornemos melhores naquilo que fazemos bem.

Melhora o condicionamento físico

Não se engane, pois, embora o off road seja praticado a bordo de veículos, ele exige uma grande quantidade de energia. As atividades que ele envolve melhoram sensivelmente o condicionamento físico dos seu adeptos, mesmo quando só é preciso dirigir. Você perceberá, ao final da sua primeira aventura, o quanto é preciso se esforçar.

Aumenta a autoconfiança

A sensação de se deparar com um desafio desconhecido, sobre o qual se tem pouco ou nenhum controle, e mesmo assim conseguir superá-lo é algo indescritível. Isso dará a você a segurança e a autoconfiança necessárias para superar obstáculos nos outros âmbitos da sua vida.

Treina para a tomada de decisões

À medida que você adquirir experiência e conhecer melhor o mundo off road, as decisões que você tomará serão mais complexas. Assim como em outros momentos, você se verá forçado a decidir rapidamente, considerando inúmeras variáveis, sem se precipitar nem ficar ansioso.

Aumenta o círculo social

Essa paixão une muitos tipos diferentes de pessoas, mas que acabam descobrindo muitas coisas em comum. Todas as dificuldades superadas e as aventuras vividas criam laços muito fortes e é bastante comum que amizades surjam e se fortaleçam enquanto você estiver dirigindo fora da estrada com seus companheiros.

Promove o contato com a natureza

Todos os trajetos que são relacionados à prática do off road oferecem a oportunidade de contemplar a natureza, tendo em vista o afastamento da cidade. Além disso, alguns locais só podem ser visitados por trilhas insuperáveis para veículos comuns e pessoas sem treinamento. Com o tempo, você conseguirá conhecer muitos desses lugares exclusivos e usufruir de suas riquezas naturais.

Cuidados que devem ser tomados

A principal dica é não se precipitar e antecipar os níveis de dificuldade das trilhas que você visitar. Tenha sempre responsabilidade e não se esqueça de que o off road pode ser praticado com muita segurança e pouquíssimos riscos desde que você seja razoável e se proteja.

O uso dos equipamentos de segurança que o carro oferece e outros que você julgar necessários evitará prejuízos e machucados. Não abuse da velocidade e lembre-se de que o esporte se dedica à superação de obstáculos, não de recordes.

Além disso, alguns cuidados simples podem garantir conforto e proteção ao se aventurar no mundo off road. Veja quais são abaixo.

Leve água e alimentos

A água é de extrema importância quando nos distanciamos da infraestrutura da cidade. Poucos quilômetros entre você e uma fonte de água limpa podem ser muito difíceis de superar em algumas situações.

Não beba água de fontes ou riachos no caminho, mesmo quando tiverem aspecto de pureza. Leve também alguns alimentos calóricos e de fácil consumo, como barras de castanhas e cereais.

Nunca vá sozinho

Essa é uma dica muito importante e que você deve respeitar sempre. Mesmo quando escolher locais conhecidos, esteja sempre acompanhado de outras pessoas e veículos. Existem inúmeros riscos para quem se aventura sozinho fora das estradas, não corra perigo.

Esse é um esporte que se pratica em grupo por vários motivos e você poderá conhecer cada um deles em suas experiências sem grandes consequências, desde que esteja acompanhado.

Faça uma revisão antes de sair

Não importa quando seu veículo tenha sido revisado por um profissional ou quanta confiança você tenha na integridade dele, faça sempre uma checagem completa antes de sair para uma trilha. Saiba identificar pneu desgastado, estado dos filtros e níveis de líquidos de lubrificação e arrefecimento.

Monitorar o estado do veículo com atenção faz parte do esporte e você deve se dedicar a isso, aprimorando sempre os seus conhecimentos para ser um bom piloto fora da estrada.

Planeje sua rota cuidadosamente

Os aparelhos de GPS são muito difundidos hoje e existe uma variedade de aplicativos e dispositivos para utilizá-los, mas é bom ter em mãos um mapa de papel, principalmente em trilhas muito longas ou muito afastadas.

Além disso, você deve planejar cuidadosamente o seu trajeto, considerando os pontos críticos, os locais de parada e a autonomia dos veículos. Lembre-se de que você poderá contar apenas com aquilo que estiver levando consigo durante todo o seu deslocamento.

Algumas decisões que tomamos alteram de uma forma revolucionária o modo como viveremos o resto das nossas vidas e muitas delas estão relacionadas à coragem de se desafiar e de superar obstáculos inusitados, sobre os quais sabemos muito pouco.

O mundo off road abrirá espaço para que você perceba o mundo de uma forma diferente e leve para o seu cotidiano a experiência e as habilidades que adquirir na estrada. Experimente essa prática esportiva e dê uma oportunidade para que ela proporcione a você todos os benefícios que citamos e muitos outros.

Para começar, você pode equipar o seu veículo com acessórios simples, mas que o deixarão em condições de vencer trilhas e de levar você onde quer chegar fora da estrada. Faça contato com a Completeocarro, receba atendimento especializado e personalizado e conheça uma enorme variedade de peças e acessórios com procedência e preço justo.

Você também pode gostar

Deixe um comentário