Pneu de alta performance: o que você deve saber sobre ele

4 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar sobre o pneu de alta performance (High Performance, HP), não é verdade? Mas, afinal, o que esse tipo tem de tão especial?

Com certeza, você deve estar pensando que ele tem algumas vantagens em relação aos tradicionais. E é isso mesmo! Calma, que nós vamos te explicar!

Se você quer saber tudo sobre pneu de alta performance, continue a leitura deste artigo!

Pneus HP versus pneus tradicionais

O pneu de alta performance é um item mais utilizado em carros que são considerados esportivos. Esse modelo é usado nos carros de corrida, por exemplo. Sendo assim, ele é muito mais resistente se comparado aos pneus para carros de passeio. Para garantir segurança e dirigibilidade ao piloto, a estrutura interna do pneu de alta performance é bem diferente em comparação com a do tradicional. Abaixo, confira as principais diferenças entre o HP e o pneu de passeio.

Desempenho

Os pneus HP são voltados para carros que desempenham maior velocidade. Dessa forma, eles possuem mais resistência a altas velocidades. Então, em caso de corridas, por exemplo, o piloto conta com um item de segurança para poder explorar o desempenho do carro. Como o pneu é responsável pela aderência do veículo ao solo, os modelos HP contam com um reforço para que o carro não perca a estabilidade, inclusive nas curvas.

Velocidade

Um dos pontos que mais diferenciam um pneu tradicional do modelo de alta performance é a velocidade que ele suporta. Sim, existe uma limitação para cada tipo de pneu. Caso o valor estipulado como limite pelo fabricante não seja respeitado, as chances de o pneu estourar e causar algum acidente são grandes. Quanto ao pneu de alta performance, existem opções que suportam 210 ou 240 km/h.

Durabilidade

O pneu de alta performance foi feito para pistas de corrida, ou seja, para serem gastos rapidamente. Quanto maior a velocidade, maior é o atrito gerado e, consequentemente, menor é a vida útil do pneu. Dessa forma, apesar de ser mais resistente a altas velocidades, o HP dura menos tempo se comparado ao pneu de passeio.

Pneus HP versus pneus UHP

Agora, além do pneu de alta performance, existe também o modelo Ultra High Performance (UHP ou Alta Ultra Performance). Esse modelo é produzido com o intuito de garantir maior aderência aos carros de corrida em pista seca. Por isso, possuem menos sulcos, o que impacta na sua flexibilidade e na tração.

Desempenho

O desempenho vai depender do cenário da pista em que o pneu de alta performance e o UHP estão. Como dito acima, o UHP foi feito para pistas secas. Logo, caso ela esteja molhada, o seu desempenho não vai ser muito bom. Os sulcos são essenciais para garantir a aderência do veículo em caso de água na pista. Assim, nessa situação, o HP apresenta um maior desempenho.

Velocidade

Os pneus UHP podem ser submetidos a velocidades mais altas que os de alta performance. Existe uma versão que suporta até 270 km/h e outra que vai até 300 km/h. Por isso, são muito usados em carros de Fórmula 1.

Durabilidade

No quesito durabilidade, pode-se dizer que o modelo UHP possui uma durabilidade maior, aguentando mais atrito com o solo em relação ao pneu de alta performance. Porém, vale lembrar que estamos falando da durabilidade ao ser usado em altas velocidades.

Estrutura do pneu de alta performance

O modelo de pneu de alta performance precisa ter um material diferenciado para conseguir um bom desempenho nas pistas e garantir segurança para o piloto. De certa forma, a estrutura interna é muito semelhante a de pneus tradicionais, contendo banda de rodagem, cinta, carcaça, estanque, talões etc. A diferença crucial é o tipo de material que é usado nessas partes. Um exemplo disso é que alguns são reforçados com lona elástica.

Agora você sabe quais são as principais diferenças entre o pneu de alta performance, o tradicional e o UHP, não é verdade? Independentemente do modelo, é muito importante comprar um produto de qualidade, em uma loja em que você pode confiar. Por isso, é essencial estar por dentro desse mercado.

Se você está à procura do pneu ideal para o seu carro, não deixe de conferir as opções que a Complete o Carro tem para você! Acesse o nosso site e conheça os nossos produtos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário