Pneu run flat: saiba como funciona e se vale a pena

3 minutos para ler

O pneu run flat é um tipo de pneu que vem ganhando espaço no mercado e já equipa muitos carros importados. Conhecer os mais variados tipos de pneus é crucial para o proprietário de veículos, afinal, isso garantirá que os equipamentos corretos sejam inseridos em seu carro, garantindo mais segurança e estabilidade.

Sendo assim, neste artigo, mostraremos o que é o pneu run flat, seu funcionamento, as vantagens de utilizá-lo e em quais veículos ele pode ser usado. Portanto, acompanhe-nos nesta leitura!

O que é o pneu run flat?

Run flat, numa tradução livre para o português, significa que o pneu anda vazio. Ou seja, caso um pneu tradicional perca a sua pressão, não será possível continuar rodando com ele. Já o run flat possibilita que o carro continue andando por um tempo determinado caso o mesmo empecilho ocorra.

Sua construção é feita com as laterais extremamente reforçadas de modo que elas sejam capazes de suportar o atrito da roda, mesmo que o pneu esteja sem a devida pressão que ele necessita para rodar.

Com um pneu comum, caso ele venha a esvaziar, você precisará substituí-lo pelo estepe o mais rápido possível, caso contrário, o pneu poderá se deteriorar em apenas alguns metros rodados.

Diferentemente, o pneu run flat foi criado para que o condutor, nessa mesma situação, possa rodar até 80 km a mais, numa velocidade de até 80 km/h.

Quais são as vantagens desse tipo de pneu?

A principal vantagem desse tipo de pneu fica por conta da desnecessidade de carregar outro no porta-malas para servir como estepe. Assim, é possível economizar esse espaço no carro para aumentar a capacidade do seu porta-malas.

Além disso, não devemos esquecer que, caso o pneu perca pressão, você não precisará parar o carro no meio da rua para trocá-lo pelo reserva, o que é muito ruim de se fazer em dias de chuva ou em vias com trânsito muito intenso. Além disso, a troca de pneus demanda certa perícia em manusear o macaco e a chave de roda.

Caso esse tipo de problema venha a acontecer com um carro equipado com pneus run flat, basta o proprietário seguir estrada até a próxima borracharia ou posto de combustível para recalibrar o pneu.

Em quais tipos de veículos ele pode ser utilizado?

Atualmente, esse tipo de pneu é muito utilizado em carros importados e ele ainda não conquistou de vez o mercado brasileiro. Isso se deve ao fato de o run flat ser mais caro que os pneus tradicionais.

Além disso, ele não pode ser instalado em qualquer veículo. É necessário que o carro tenha sido projetado para utilizar essa tecnologia. Afinal, ela exige um sistema de monitoramento da pressão dos pneus para que o condutor saiba quando ocorreu o seu esvaziamento e possa providenciar a recalibração no próximo ponto de parada.

Por fim, depois de entender o que é o pneu run flat, é necessário tomar uma decisão. Avalie o preço cobrado por esse tipo de pneu, veja se o seu carro possui a tecnologia necessária para sustentá-lo e coloque na balança o custo-benefício que ele poderá proporcionar.

Se você gostou deste artigo e quer continuar recebendo mais informações como esta, convidamos você a assinar nossa newsletter. Assim, você não perderá nenhum conteúdo novo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário