Pneus off road: entenda a diferença entre AT e MT

3 minutos para ler

Você sabe o que são pneus off road? Podemos dizer que eles estão para os carros assim como os sapatos estão para os seres humanos. Basicamente, esses itens absorvem todos os primeiros impactos que um solo exerce sobre o veículo.

Para além disso, eles são uma modalidade diferente da grande maioria de pneus, pois têm uma aplicação muito específica e ainda podem ser subdivididos em dois tipos, o AT e MT. Então, ficou curioso? Pois saiba que você está no lugar certo!

Continue lendo este artigo e confira tudo o que precisa saber sobre os pneus off road!

O que são pneus off road?

Traduzindo livremente para o português, podemos dizer que “off road” significa “fora de estrada”. Logo, esse é o tipo de pneu utilizado em carros que costumam andar em ambientes mais hostis, bem longe dos asfaltos das rodovias. Isso não significa que eles não andam bem nas estradas, apenas que a sua aplicação é mais eficiente em terrenos difíceis, como estradas de terra com lama, terrenos com areia, pedras e outros obstáculos que exigirão mais dos pneus.

Sendo assim, o pneu off road costuma ser identificado por características físicas que o diferenciam dos outros, como:

  • largura;
  • altura;
  • banda de rodagem;
  • profundidade:
  • desempenho do campo;
  • tração;
  • estabilidade;
  • resistência;
  • durabilidade.

Trata-se, enfim, de um tipo de pneu bem diferenciado, e mais apropriado para terrenos mais agressivos e muito utilizado em caminhonetes, SUVs, jipes.

Quais são as principais características dos modelos AT e MT?

Cada modelo de veículo, assim como cada estilo de condução e terreno em que você trafegará, necessitam de pneus off road diferenciados. O uso correto é o que proporcionará mais conforto e segurança, além de um menor impacto a outros elementos do veículo. Para isso, então, é necessário saber qual é o tipo de pneu ideal para sua aplicação, certo? A seguir, falaremos sobre os dois principais deles: o MT e AT.

AT

Os pneus off road AT recebem esse nome devido à sua descrição: “All Terrain”, ou “qualquer terreno”. Isso significa que eles podem ser utilizados em vários tipos de estrada, tanto as que são pavimentadas com asfalto ou blocos de concreto quanto as de terra.

Em geral, esse tipo proporciona uma excelente tração em pisos que não têm muita regularidade, graças aos seus sulcos profundos. Além disso, suas paredes são muito bem reforçadas, garantindo uma boa durabilidade.

MT

O nome desses pneus também vem da sua descrição: “Mud Terrain”, que significa “terreno lamacento”. Porém, apesar de ser mais apropriado para esse tipo de estrada, algumas marcas também possibilitam que o off road MT trafegue em asfalto ou outro tipo de pavimentação.

Assim como o tipo anterior, esse pneu tem sulcos bem profundos e é bastante reforçado em suas paredes laterais. Dessa forma, proporcionam uma excelente tração, além de boa resistência e durabilidade.

Por fim, além de conhecer esses tipos de pneus off road que podem ser instalados no seu veículo, é muito importante ter cuidado na hora de escolher a fornecedora desses itens. Seja qual for o modelo escolhido, busque uma empresa que conhece efetivamente o assunto e seja capaz de oferecer as melhores e mais confiáveis marcas do mercado, ok?

Então, gostou do nosso artigo? Agora, se quiser se aprofundar no assunto, que tal conferir também …

Você também pode gostar

Deixe um comentário