Pneus para SUV: quais são os cuidados necessários?

4 minutos para ler

O segmento dos Sport Utility Vehicles, ou apenas SUVs, é um dos que mais cresce entre os motoristas brasileiros. No ano de 2019, eles representaram um em cada quatro veículos novos vendidos por aqui.

Diante dessa tendência, não podemos nos esquecer que esses veículos precisam de alguns cuidados diferenciados, especialmente quando falamos de seus pneus, isso porque esses automóveis costumam ser mais pesados, potentes e submetidos a um uso mais intenso.

Confira agora quais são os cuidados necessários com os pneus para SUV!

1. Considere as formas de uso

Quem adquire um modelo SUV, muitas vezes pensa em utilizá-lo tanto para rodar na cidade quanto em alguns terrenos off-road. Por isso, é fundamental que esses veículos estejam equipados com pneus apropriados para tudo que eles podem enfrentar.

Na hora de comprar seus pneus, verifique se eles suportam o peso do veículo e se oferecem a resistência e a estabilidade que o modelo precisa. Confira também se as medidas são compatíveis com aquelas indicadas no manual do proprietário.

Com base nisso, você poderá decidir se vale mais a pena investir em pneus mistos ou específicos para algum tipo de pista.

2. Atente à calibração correta dos pneus para SUV

De forma geral, é recomendado que os pneus para SUV tenham a pressão de ar verificada a cada quinze dias. No entanto, esse intervalo pode variar em função da forma como o veículo é utilizado.

Siga sempre a indicação de pressão do fabricante, aproveitando para verificar as condições das válvulas de ar a cada procedimento. Uma calibração inadequada pode prejudicar o desempenho do veículo, causar danos à estrutura dos pneus e reduzir consideravelmente sua vida útil.

3. Alinhe o veículo regularmente

Cuidado essencial para todos os veículos, o alinhamento é ainda mais importante quando falamos de SUVs. Isso porque, como dissemos, é comum utilizá-los em terrenos mais acidentados e que exigem mais da parte mecânica.

Pneus alinhados garantem melhor desempenho, consumo mais eficiente de combustível, maior durabilidade e conforto ao dirigir. Esse é um procedimento simples, barato e que evita problemas em outros componentes, como os da suspensão.

4. Faça o balanceamento quando necessário

O momento de fazer o alinhamento é também uma ótima oportunidade para verificar se há necessidade de balancear os pneus da SUV. Afinal, o desbalanceamento das rodas é outro efeito dos terrenos variados que elas costumam encarar.

Quando isso acontece, é comum perceber vibrações no volante e desgaste irregular nos pneus. Além disso, o carro fica mais instável e inseguro, indicando que o melhor a fazer é verificar o alinhamento o quanto antes.

5. Tenha o estepe sempre à mão

Se tiver algum imprevisto com algum pneu da sua SUV, a situação pode ser contornada substituindo-o pelo estepe. Por isso, verifique regularmente se o estepe está em boas condições e certifique-se de que ele é compatível com o uso que você mais faz do veículo.

Muitos modelos contam com a base para o estepe na parte externa, deixando-o exposto à variação de clima e temperatura. Por essa razão é tão importante se assegurar de que ele está adequado para socorrê-lo quando for preciso.

Como você viu, uma rotina de cuidados inadequada com os pneus para SUV pode resultar em desconforto aos ocupantes e problemas aos componentes do veículo. Além de observar a manutenção, escolher produtos de qualidade reconhecida é mais uma ótima maneira de garantir a maior segurança ao dirigir.

Gostou das dicas de hoje? Então aproveite para seguir nossa página no Facebook e no Instagram e confira nossos próximos conteúdos diretamente em seu feed!

Você também pode gostar

Deixe um comentário