Guia sobre o universo Off Road

12 minutos para ler

O universo Off Road chama a atenção de muitas pessoas, afinal, os carros equipados, os pneus especiais e os demais equipamentos que você não costuma ver nos veículos que circulam por aí, bem como o contato com a natureza e a adrenalina, são coisas que fazem milhares de condutores desejarem entrar para esse mundo

Entretanto, existem alguns princípios que você precisa conhecer antes de ingressar nesse universo. Mas não se desespere, pois nós mostraremos tudo o que é necessário para entrar no mundo do Off Road. 

Para tanto, preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre a definição do esporte, suas curiosidades e equipamentos e como começar a sua jornada. Continue conosco e faça uma ótima leitura!

O conceito de Off Road

O Off Road, traduzindo para o português significa “fora de estrada”. É um termo utilizado para designar um tipo de atividade automobilística — que pode ser considerada como esportiva — que é realizada em locais de difícil acesso, exigindo que o praticante tenha veículos preparados para enfrentar os terrenos hostis, os obstáculos e demais elementos naturais existentes nas trilhas. 

O objetivo principal Off Road é a transposição de obstáculos gerados pela própria natureza (subidas e descidas íngremes, erosões, alagamentos) ou, até mesmo, elementos provocados pelas pessoas em trilhas. Esse esporte é realizado muito longe das vias pavimentadas tradicionais que conhecemos nas cidades e demanda uma série de equipamentos, sobre os quais discorreremos melhor em outro tópico deste artigo. 

Curiosidades sobre o universo Off Road

Agora que você entendeu o conceito de Off Road mostraremos algumas curiosidades desse universo. Os praticantes dessa modalidade têm uma filosofia de vida voltada para a liberdade. Eles acreditam que nasceram para aproveitar a poeira, a lama, a chuva e o sol quente batendo em suas costas. Além disso, sentem prazer nesse tipo de coisa que alguns podem repugnar.

Outra curiosidade interessante é que, quando os praticantes desse esporte se encontram, eles costumam se cumprimentar como se não se vissem há anos, mesmo que a última trilha tenha ocorrido no final de semana anterior.

Além disso, quem faz parte desse mundo não gosta que falem mal de seus veículos — principalmente, as mulheres que fazem de tudo para transformar o seu carro em algo mais aconchegante e feminino, mesmo que por vezes esteja sujo e cheio de lama.

Alguns amantes do Off Road também chamam seu carro de viatura, uma referência carinhosa aos veículos utilizados por autoridade policiais e que, geralmente, são modificados para suportar altas velocidades e grandes impactos. 

Benefícios do Off Road

O universo Off Road conquista milhares de pessoas a cada dia, e existem alguns motivos para isso. Para começar, como você já sabe, estamos tratando de uma prática que pode ser considerada um esporte. Sendo assim, existem diversos benefícios psicológicos, sociais e físicos que são conquistados durante a experiência. Veja quais são eles!

Âmbito psicológico

A sensação de conseguir dirigir em meio a tantos obstáculos e atingir objetivos que pareciam quase impossíveis reflete positivamente na superação de desafios, tanto os que existem no próprio esporte quanto os que enfrentamos no dia a dia. 

Além disso, como é uma atividade que libera muita adrenalina, o Off Road exige a tomada de decisões rápidas e atitudes firmes. Como consequência, o esporte proporciona mais autoconfiança e maior capacidade no controle das emoções, facilitando a resolução de problemas que possam surgir em todos os aspectos da vida. 

Além disso, não podemos deixar de mencionar que existe uma grande sensação de bem-estar ao sair para ganhar as trilhas, já que há uma descarga considerável de adrenalina e serotonina liberada no corpo. Este último hormônio, em especial, atua na regulação do nosso sono, no controle do apetite e na temperatura corporal, além de estar associado à sensação de prazer e satisfação, o que reduz os riscos de desenvolver distúrbios psíquicos, como a depressão.

Âmbito Social

Quem pratica esse esporte costuma fazer isso em grupos com vários outros motoristas e outras pessoas que cuidam da parte dos cuidados com o carro e da assessoria aos que, efetivamente, pegarão as trilhas. Nesse contexto, existe um contato muito grande com pessoas que têm a mesma paixão, criando um vínculo de amizade e companheirismo que sempre resulta em festas e confraternizações após um dia de aventura. 

Também vale a pena ressaltar que o universo Off Road permite um contato mais direto com a natureza da forma em que ela foi concebida, sem muitas intervenções humanas. Assim, você pode respirar o verdadeiro ar fresco que vem dos campos e dos locais longe do movimento e da poluição dos grandes centros urbanos. 

Âmbito físico

No âmbito físico, temos o aumento da frequência cardíaca em momentos específicos. Esse tipo de esforço positivo do coração libera uma série de substâncias químicas no organismo que ajudam a fortalecer esse órgão.

Além disso, isso gera mais plasticidade em todo o seu sistema vascular, prevenindo ou retardando problemas circulatórios. Também vale a pena ressaltar que, em alguns trechos, é necessário muito esforço físico para manter o veículo na trilha, exigindo bastante dos músculos dos braços, das pernas e do abdome.

Diferentes formas de praticar Off Road

Aqui, é importante esclarecer um ponto fundamental. Esse esporte demanda alguns cuidados essenciais, muita prática e equipamentos específicos, como os pneus Off Road. Sendo assim, você precisa se adequar muito antes de adentrar nesse universo. 

O primeiro passo é escolher um veículo adequado para essa finalidade. Quanto a esse ponto, é importante ter muita atenção. Existem dezenas de carros das mais variadas montadoras que têm um certo apelo Off Road. Porém, na imensa maioria das vezes, esses carros não estão adequados para a prática dessa atividade, pois não contam com pneus especiais, entre outros detalhes.

O ideal é que você tenha um veículo específico apenas para desbravar as suas trilhas. Assim, é possível evitar o seu desgaste desnecessário ao utilizá-lo para as atividades do dia a dia, bem como o prejuízo ao seu desempenho dentro da cidade por rodar com itens não condizentes com essas vias.

Depois disso, é importante adquirir a perícia técnica na condução do veículo em condições extremas. Durante a atividade, você será exposto a condições de alta complexidade, como pista escorregadia, ribanceiras, árvores e troncos, buracos e demais obstáculos no meio da estrada. É importante estar tecnicamente preparado para superar cada um deles, lembrando sempre da sua segurança pessoal. 

Portando, se você ainda está no início da sua experiência, vale a pena começar mais lento e, à medida que for se desenvolvendo, buscar desafios mais complexos e aumentar a velocidade nas provas. 

Também vale começar a praticar junto com uma pessoa mais experiente. Assim, além de receber dicas de condução em terrenos complexos, esse seu amigo pode dar orientações sobre equipamentos e formas de melhorar o seu veículo.

Depois de tomar todos esses cuidados, você optará por uma entre as modalidades de Off Road existentes, as quais falaremos nos tópicos seguintes. Continue lendo!

Arena Cross

O Arena Cross é muito semelhante ao Motocross — uma espécie de Off Road, porém, praticada sobre motos especiais totalmente modificadas para essa finalidade. Entretanto, a principal diferença é que as pistas são artificiais e montadas em estádios ou outros locais.

A vantagem dessa modalidade é que não é preciso percorrer longos caminhos até chegar na pista, tendo em vista que ela pode ser montada dentro da cidade. Por outro lado, não existe o contato com a natureza tão presente em outros tipos de Off Road. 

O Arena Corss é uma versão “abrasileirada” do Supercross, uma modalidade muito comum nos Estados Unidos e que também utiliza motocicletas modificadas para a prática. 

Velocross

O Velocross é uma modalidade de Off Road que pode ser realizada com carros e motos. Nesse caso, os motoristas correm com seus veículos em estradas de terra. A diferença dessa modalidade é que não existem obstáculos a transpor. 

Sendo assim, o que fator de maior importância aqui é a velocidade que o carro é capaz de atingir e a habilidade do praticante em entrar em curvas rápidas e sem muita aderência, graças às características do terreno. No Velocross a atenção com a segurança deve ser ainda maior, tendo em vista as altas velocidades que os veículos alcançam em determinados trechos. 

Cross Country

Também temos a modalidade de Cross Country. Essa é um tipo de atividade que explora estradas vicinais, morros, trilhas e atalhos já existentes. Ela é muito parecida com o tipo anterior, entretanto, podem existir alguns obstáculos naturais e imprevisíveis ao longo do percurso. 

No Cross Country, o motorista precisa ter habilidade, tendo em vista que é necessário unir velocidade, habilidade de condução e resistência. Além disso, quando a prática é executada em estradas vicinais é preciso ter muito cuidado com pessoas transitando pela via ou com animais que, geralmente, andam sem muita preocupação por essas estradas. 

A maioria delas são rurais, logo, é muito comum encontrar uma ou duas vacas perambulando sozinhas ou, até mesmo, rebanhos inteiros. Portanto, tenha muita atenção e cuidado para não transformar um momento de lazer em um grande desastre. 

Rally

Essa modalidade, juntamente ao Motocross, é uma das mais conhecidas e praticadas no Brasil e no mundo. Inclusive, existem competições famosas desse tipo de Off Road e quem reúne profissionais do mundo inteiro, bem como interessados, curiosos e praticantes amadores desse universo. 

Basicamente, é uma variedade que pode funcionar como uma espécie de disputa em que os veículos especiais têm por objetivo alcançar percursos determinados. Existem duas categorias, uma que mede a velocidade, ganhando a prova quem concluir o número de voltas primeiro, e outra, que premia a regularidade, ou seja, quem realizou todo o trajeto de forma mais técnica. 

Essa modalidade requer um pouco mais de prática e as provas, mesmo que não ocorra disputa, necessita de outras pessoas para assessorar as partidas e os principais pontos, especialmente, se o objetivo for a regularidade e não a velocidade. 

Enduro

Por fim, temos o Enduro. Essa modalidade de Off Road também é muito conhecida, e existem algumas provas internacionais que abrangem competidores de todas as partes do mundo. 

Nessa categoria, é exigido certa regularidade e resistência nas rotas. Elas apresentam uma grande variedade de obstáculos naturais, pistas ou estradas abertas e veredas. Nesse caso, os competidores precisam seguir um caminho determinado previamente e no menor tempo possível. 

É possível praticar esse tipo de Off Road sem estar em uma competição. No entanto, se os participantes quiserem, podem declarar como vencedor aquele que for capaz de percorrer o trecho em menor tempo possível ou próximo a um tempo previamente determinado; por exemplo: vence quem concluir o trajeto em 60 minutos. 

Estilo de vida Off Road

É realmente muito difícil encontrar uma pessoa que tenha iniciado a prática dessa atividade e tenha desistido dela, a menos que tivesse ocorrido algum fator alheio a sua vontade e que a obrigasse a ficar de fora do universo Off Road.

Os amantes desse esporte o têm como um estilo de vida. Primordialmente, um veículo tem a simples função de facilitar a nossa locomoção diária. Entretanto, nesse universo, o carro ganha uma nova vida, levando o proprietário a locais diferentes e a obter sensações que ele jamais teria contato dentro das cidades, conduzindo o seu carro naturalmente entre os trechos que percorre todos os dias.

Esse estilo de vida permite que as pessoas possam reunir amigos, marcar viagens, escolher roteiros com as melhores trilhas, sair em grupo, utilizar rádios de comunicação etc. São vários fatores que fazem do universo Off Road um estilo de vida diferenciado. Além disso, essa prática não exclui a família dos praticantes, muito pelo contrário: eles podem ser inseridos dentro desse universo que, certamente, os cativará em pouquíssimo tempo.

Algumas pessoas têm dúvidas quanto ao custo desse esporte. Afinal, ter um carro 4×4 é essencial para a prática do Off Road. Entretanto, saiba que existem veículos desse tipo com preços bem interessantes (a partir de R$ 15 mil já é possível adquirir um carro com essa característica). Entretanto, vale a pena mencionar que eles geram custos maiores com manutenção por serem mais antigos e menos confiáveis.

Obviamente, praticantes de todo o tipo de hobbies terão custos para desenvolver tal atividade, e com o Off Road não poderia ser diferente. Entretanto, é crucial ter em mente que não é algo impossível ou fora da realidade de quem sonha em entrar nesse mundo tão empolgante. 

Como você pôde perceber, o universo Off Road é muito mais que um simples esporte — é um estilo de vida. Pessoas que têm interesse nessa prática costumam ser apaixonadas por aventura e pela natureza. Se você é um desses, então está no local certo. 

Nosso artigo despertou seu interesse? Já está decidido a fazer parte desse mundo? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar você a participar do universo Off Road!

Você também pode gostar

Deixe um comentário