Entenda por que não é recomendado comprar pneus usados

3 minutos para ler

A compra de pneus usados é uma prática existente entre alguns condutores que acreditam que estão aproveitando algum tipo de oportunidade para gerar economia na manutenção de seus veículos.

Entretanto, adquirir um pneu que já foi usado é algo que pode prejudicar o desempenho do seu carro e, além disso, gerar ainda mais custos com a necessidade de gastar novamente para adquirir, dessa vez, pneus de qualidade.

Neste artigo, mostraremos alguns bons motivos para que você evite ao máximo comprar pneus usados para instalar em seu carro. Acompanhe!

Prejudica o desempenho

O desempenho do carro é um ponto que pode ser prejudicado pela utilização de pneus usados ou de baixa qualidade. Um exemplo clássico disso é a entrada em curvas. Quando esses elementos não estão adequados, fica mais difícil controlar o carro em algumas situações, reduzindo a aderência dos pneus na pista.

Reduz o conforto

Pneus que estão com padrões e ranhuras da banda de rolagem com imperfeições podem prejudicar o conforto de um veículo durante a viagem — além da redução na segurança, que discorreremos em outro tópico. Na utilização do dia a dia, isso pode não ser tão perceptível, entretanto, para longas viagens, você certamente notará uma grande diferença

Aumenta o ruído

Pneus usados são mais ruidosos que os novos e de boa qualidade. Algumas pessoas não se importam com essa característica, entretanto, ela pode assumir grande relevância para quem precisa pegar o carro logo pela manhã ou trafegar longos trajetos todos os dias.

Se você é daqueles condutores que não suportam ruídos dentro do carro, certamente, notará uma grande diferença quando remover pneus usados ou de baixa qualidade do seu carro e inserir novos e mais eficientes.

Afeta o consumo de combustível

As condições dos pneus afetam diretamente e negativamente o consumo de combustíveis de um veículo. O proprietário que utiliza pneus desgastados ou de baixa qualidade em seu veículo fará com que ele tenha que trabalhar com mais potência para garantir a aderência na via.

Consequentemente, ocorrerão gastos maiores com combustível, que somados ao final de um mês poderão gerar uma diferença significativa. Além disso, pneus usados costumam esvaziar com mais facilidade, interferindo, novamente, na potência do veículo e estimulando o consumo. Condutores que não observam diariamente o seu pneu podem ser surpreendidos com esse problema, especialmente na hora de calibrar esses elementos.

Compromete a segurança

Optar por pneus usados também pode comprometer a segurança do seu veículo. Esses elementos, quando estão com um nível de desgaste acima do adequado, podem fazer com que o seu carro perca estabilidade em determinados terrenos, especialmente em momentos de chuva, nos quais a pista fica molhada.

Como você pode perceber, comprar pneus usados é algo extremamente prejudicial e que causa uma falsa sensação de economia. Quem adota esse tipo de medida, em pouquíssimo tempo, deverá investir em pneus novos e de qualidade para serem instalados em seu veículo.

Quer saber mais sobre a aquisição de pneus? entre em contato conosco e confira toda a variedade que temos à sua disposição!

Gostou das informações deste artigo? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer sobre esse assunto.

Você também pode gostar

Deixe um comentário