Pressão dos pneus: o clima influencia essa peça?

4 minutos para ler

A pressão dos pneus é um item muito importante e que deve ser checado, principalmente antes de uma viagem. Afinal, uma calibragem incorreta pode aumentar o consumo de combustível e o risco de acidentes. Mas você sabia que há diversos fatores que influenciam a vida útil do pneu? Será que o clima é um deles?

Aqui, você aprenderá mais sobre o assunto e entenderá como zelar por essa peça tão importante. Boa leitura!

Afinal, o clima influencia a pressão dos pneus?

Não. Apesar de temperaturas mais quentes deixarem o ar mais espaçado, dilatando os objetos, o volume de ar dentro do pneu não é suficiente para que haja uma variação que influencie a calibragem dele. Ou seja, não importa se você está no verão cearense ou no inverno paranaense, a calibragem deve seguir as orientações do fabricante.

No entanto, lembre-se de que a calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios, ou seja, o veículo não deve ter percorrido mais do que 3 km em baixa velocidade nas últimas duas horas. Do contrário, é recomendado ao motorista parar o carro e esperar um pouco, para que a peça esfrie.

Caso não seja possível seguir essas recomendações, o ideal é acrescentar 4 psi à pressão recomendada no manual.

Quais cuidados são necessários para cuidar do pneu do seu carro?

Para evitar degradações no seu pneu, especialmente ao trafegar por longas distâncias, é preciso tomar certos cuidados. Separamos alguns deles aqui para você cuidar dessa peça fundamental para o seu carro. Confira!

Faça a calibragem periódica e dê atenção ao estado do pneu

É importante verificar e realizar, quando necessário, a calibragem de todos os pneus, inclusive do estepe, sempre obedecendo as recomendações do fabricante. É indicado realizar essa verificação a cada 15 dias ou antes de uma longa viagem. Trafegar com pneus muito vazios pode comprometer a estrutura do veículo, podendo deformar o pneu, além de comprometer a estabilidade do automóvel.

Além disso, verifique sempre a integridade das rodas, veja se elas não têm alguma marca, risco, furo ou pedras presas, que podem indicar avarias no veículo. Fique atento também a marcas de desgaste, que podem indicar a necessidade de realizar a troca.

Dirija de maneira a preservar os pneus

Alguns bons hábitos de direção podem auxiliar na preservação das rodas do carro, como não realizar movimentos bruscos com o veículo nem frear sem necessidade, evitar dirigir em estradas com muitos buracos ou que tenham pedregulhos e detritos e evitar o excesso de velocidade, pois isso esquenta muito o pneu, diminuindo a sua vida útil.

Por fim, preste bastante atenção ao local em que você estacionar, evitando lugares com óleos, gasolina, gordura ou demais produtos químicos, pois eles podem contribuir para um maior desgaste dos seus pneus.

Todos os itens de um automóvel são muito importantes e merecem atenção e cuidado, especialmente a pressão dos pneus. Apesar de o clima não influenciar a calibragem, a roda esquenta ao trafegar com o carro, e isso deve ser considerado na hora de enchê-los. Caso eles estejam com uma pressão inadequada, podem, além de danificar diversas partes do veículo, colocar em risco todos os passageiros, pois isso afeta a estabilidade do carro.

Gostou deste post? Viu como a calibragem dos pneus é um item fundamental para a saúde do veículo? Se você tiver alguma dúvida ou experiência, utilize a sessão de comentários e interaja conosco!

Você também pode gostar

Deixe um comentário